Método Teatral Leonardo Calixto
4.9 - baseado em 456 avaliações

5 Curiosidades sobre TI e Comunicação

Artigo TI-14

5 Curiosidades sobre TI e Comunicação

Por Prof. Calixto


Cada vez mais, tenho me deparado com executivos de TI desbravando o cenário que lhes é muito comum: ter vasto conhecimento técnico, porém não expor esse conhecimento de forma impactante ou, até mesmo, clara.

Recentemente, li um artigo no portal da Harvard Business Review que me inspirou para a elaboração deste post (escrito por Amy Protexter, vice-presidente de marketing e Jeff Shumway, vice-presidente de sistemas de informação globais, ambos da empresa Insight Enterprises, listada na Fortune 500). E o que me chamou a atenção foi eles terem se despertado para o fato de que o relacionamento com outras áreas é essencial nas atividades do TI, embora todos os imaginem escondidos atrás de uma tela de computador.

“Para os líderes de TI, é uma missão crucial se colocar no lugar do cliente – ou seja, o marketing – e garantir que eles entendam o que os executivos de marketing devem entregar e como os seus conhecimentos de TI podem ajudar a orientar essa missão. Os executivos de marketing, por outro lado, precisam estar cientes do fato de que os líderes de TI precisam atender toda a empresa, manter os dados seguros e o núcleo da infraestrutura protegido – e, ainda, que existem limitações ao que eles podem fazer.” Você pode ler o artigo na íntegra neste link

Especificamente, eles abordam o relacionamento entre as áreas de TI e Marketing, naturalmente distintas, com profissionais de  perfis naturalmente diferentes, mas necessariamente interligadas.

Por isso, separei 5 Curiosidades sobre o papel da Comunicação para quem é de TI:

1 – O profissional de TI é um disseminador, e isso está diretamente ligado à forma como se expressa e compartilha o que sabe e o que precisa ser feito, por isso, a comunicação tem que ser um ponto de aprimoramento constante.

2 – A profissão é extremamente analítica e seu vocabulário, muitas vezes, é muito técnico, dificultando na hora de falar com um cliente de forma mais “simples”.

3 – A timidez também é um grande problema na vida de um profissional em TI, seja quem está começando agora ou quem já sofre com isso há muito tempo. Muitos até escolhem não seguir para o próximo step da carreira por preferirem ficar rodeados por máquinas do que de pessoas, perdendo uma série de promoções ao longo dos anos, por conta dos próximos níveis serem mais estratégicos e politizados, já que a comunicação é um ponto chave para todo e qualquer gestor.

4 – Para ser reconhecido, deve explorar mais os pontos fortes de seu perfil para saber se conectar com precisão e de forma tranquila e natural. Pra isso, o primeiro passo é proporcionar à si o autoconhecimento por meio de testes CONFIÁVEIS, como este teste pautado em um estudo de Harvard, que você pode fazê-lo clicando neste link.

5 – Se comunicar bem nesta era digital é um grande diferencial, porque ao passo que a tecnologia facilita a interação não direta e pessoal, quem sabe se expressar de forma cativante é sempre mais notado, recebendo melhores oportunidades de promoção. E você pode ampliar essa conscientização, entendendo mais sobre o papel da comunicação na era digital por meio do vídeo abaixo:

compartilhe agora!

Escolha uma das formas de compartilhar esse artigo e enriqueça suas conexões!

One Comment on “5 Curiosidades sobre TI e Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *